quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Hardware base da Taito do Brasil

Por razões que não vamos discutir aqui, a Taito do Brasil lançou vários títulos de jogos no mesmo conjunto de placas compostos pelas placas 6-085-10051 e 6-085-10052, pertencentes a uma versão  licenciada pela Taito Japan do hardware da Nichibutsu Moon Cresta . Como este hardware veio para no Brasil e o que levou a Taito a usar ele como base para seus Arcades ainda não sabemos, mas posso arriscar a dizendo que como tratava-se de um hardware de arquitetura completa baseada no Z80, com áreas bem distintas como RAM e ROM de programa, ROM de caracteres, RAM de sprites, RAM de vídeo, RAM de cenário e ainda uma PROM de cores, seria a plataforma ideal para o modelo de negócio da Taito do Brasil naquela época, otimizando os recursos de desenvolvimento e manutenção e ainda contando uma ampla gama de jogos escrito para o Z80, que em tese, poderiam funcionar neste hardware.

A Taito Brasil adaptava ou reprogramava jogos de sucesso no exterior,  para funcionar especificamente nesse hardware, alguns jogos, como por exemplo o Kong que faz bastante sucesso por aqui, mas na realidade era da Nintendo e chamava-se Donkey Kong, cuja arquitetura de hardware era totalmente diferente.

O hardware era um Z80, com 16KB de ROM,  20KB de RAM (2114) e uma PROM de cores. A memória de vídeo era composta por 5 CIs 93425 de 1024 bits.

Até o momento, temos os seguintes jogos funcionando comprovadamente nesse hardware:

Time Fighter
Sirius
Fantastic
Kong
Indian Batle
Space Ship


Taito Japan Moon Cresta - Hardware Licenciado
Placa de vídeo 

Taito Japan Moon Cresta - Hardware Licenciado
Placa CPU/ROM e Som 

Nichibutsu Moon Cresta
Placa CPU / ROM

Finalmente abaixo temos uma foto da Kong lançada pela Taito do Brasil no início dos anos 1980 no hardware da Moon Cresta licenciada pela Taito do Japão. Como podemos notar a placa é identica a japonesa, com algumas modificações para rodar o jogo, que foi totalmente desenvolvido pela Taito do Brasil, ou segundo reza a lenda, pela Taito da Nova Zelândia (?).

Taito do Brasil Kong
Placa CPU

Taito do Brasil Kong
Placa de Vídeo

Taito do Brasil Kong
Placa de Som
Nos próximos posts vou documentar as alterações feitas pela Taito do Brasil em cada uma das placas, para que fosse possível executar os jogos por ela "criados" para esta plataforma de hardware. Vou tentar também, postar o Dump das ROMs e PROMs, visto que a Taito protegia alguns componentes com uma camada de resina, para dificultar sua cópia.

6 comentários:

  1. Boa tarde amigo, gostei muito sobre vc ter divulgado sobre esses jogos feitos exclusivamente aqui no Brasil,
    Eu tenho umas placas dessas e gostaria de ver mais sobre essas placas numa epoca onde esses jogos fizeram muito sucesso
    Obrigado Abraço

    ResponderExcluir
  2. Boa noite amigo gostei muito da postagens que vc fez, gostaria muito que vc mostrasse outras placas e jogos feitos pela taito do Brasil , numa epoca onde esses jogos fizeram muito sucesso aqui no Brasil
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Eu Queria querias as Rons da Sirius não encontro obrigado

    ResponderExcluir